O nascimento das Crônicas Uranianas

6 de dezembro de 2018. 11h da manhã. Brasília, Distrito Federal.

Oficialmente, este foi o momento de nascimento deste site – cujo mapa compartilho abaixo, ainda que ele só esteja sendo mostrado ao mundo agora, dias depois. Foi um parto rápido. Em meia hora o nome foi decidido depois de um igualmente rápido brainstorm com a Manu Abdala, designer que assina a concepção visual deste espaço e que me orientou sobre os passos básicos para montá-lo. Contei para a Manu o que vinha pensando, o desejo de ter um blog ou site que abordasse a Astrologia, a vontade de escrever também sobre cinema e outras coisitas mais, e ela alegremente aceitou o desafio de contribuir para que a ideia saísse dos escaninhos da minha mente em forma de bits.

astro_2gw_cronicas_uranianas mapa natal
Mapa Natal do Crônicas Uranianas

O desejo de concepção deste espaço virtual já tem algum tempo, provavelmente tornado consciente desde abril de 2017, quando Urano fez sua conjunção com meu Nodo Sul em Áries. Desde então, ele também passou por cima da minha conjunção natal entre Sol e Lua e ainda ativou meu Quíron em Touro. Porém, somente agora, no terceiro toque de Urano sobre meu Sol e Lua é que consigo materializar seu insight, passando por cima da preguiça, da falta de tempo, e todos os outros empecilhos a esta empreitada.

Período Uraniano

Em 7 de janeiro de 2019, ou seja, um mês depois do nascimento do blog, Urano voltará a ficar direto em Áries e seguirá seu caminho definitivo pelo signo de Touro. Ele ainda tocará a minha Lua em fevereiro de 2019, antes de alcançar novamente meu Quíron, possivelmente um período em que poderei revisar dores, traumas, problemas emocionais e tudo o mais que possa haver na caixinha guardada da infância.

Em julho de 2020, Urano no céu fará sua oposição ao meu Urano natal em Escorpião e um ano depois, em julho de 2021, fará conjunção com meu Mercúrio em Touro. Percebe-se, portanto, que estou vivendo um momento extremamente uraniano em minha vida, com prováveis alterações na forma como compreendo e percebo o mundo exterior. Há melhor justificativa para o nome deste espaço de reflexão e troca de conhecimentos? Há motivação mais poderosa para a própria criação deste site?

Aquariano e Lilithiano, por supuesto

Site que nasce, como todos nós, no exato momento em que precisava nascer. Uma rápida olhada na carta natal já revela um dos aspectos centrais que será tema deste espaço: a representação coletiva do feminino na nossa sociedade e dentro de nós mesmos, o olhar do feminino para este mundo ao qual viemos passear. Lilith está posicionada aos 13°32 de Aquário, exatamente em cima do Ascendente, sendo o único ponto a tocar a cruz.

Como informa Delphine Jay, a Lilith aquariana dá uma “orientação exagerada para o futuro, resultando num ponto de vista liberal e ideias humanitárias para o presente” (Jay, 2010, p.46) e está associada com os astrólogos ou aqueles cujas vocações estimulam ideias inventivas, tecnológicas ou humanitárias. A excentricidade deste posicionamento pode causar incompreensões ou fazê-lo ser considerado “especial” e “único”, segundo a autora. Espero, ardentemente, que a segunda opção oriente a leitura e a reflexão neste espaço.

E para isso creio que o sextil com o Sol sagitariano (14°21), localizado na cúspide da Casa XI, possa contribuir, abrindo uma porta – ou, pelo menos, uma janela – para o compartilhamento de informações, opiniões e conhecimentos entre astrólogos, estudantes de Astrologia e curiosos por essa narrativa milenar.

Uma vez ouvi do meu querido mestre Maurice Jacoel que a presença de Lilith na Casa I tornava a pessoa uma encarnação viva do arquétipo, isto é, para ela seria impossível disfarçar as qualidades de rebeldia, sedução, magnetismo e fascinação ampliadas por Lilith. De modo que, provavelmente, será impossível para este blog não constituir um espaço de discussão dessas questões e sobre como elas nos afetam simbolicamente.

Desafio aceito.

Materialização de conhecimento?

Até porque, a oposição entre Urano em Áries (29°01) na Casa III e Vênus em Escorpião (2°15) na Casa IX traz condições de perceber com clareza os valores e buscar, pesquisar, investigar os recursos de conhecimento acumulados pela humanidade que temos à disposição nesse momento e que podem nos auxiliar nessa tarefa. Saturno capricorniano (8°26) está posicionado na Casa XI, estruturando uma possível rede que venha a se formar sobre o tema. Além dele, Plutão na Casa XII, em Capricórnio (19°48), também cumpre uma função estruturadora e materializante, mas dessa vez voltado para o inconsciente coletivo.

Vamos, logicamente, ter que lidar com a quadratura que Lua e Júpiter em Sagitário (5°26 e 6°14, respectivamente) estão fazendo para Marte e Netuno em Peixes (13°03 e 13°44). E ainda com a quadratura de Marte e Netuno para o Sol sagitariano (14°21). Talvez nos falte combustível em algum momento, sejamos enganados por nossas percepções pouco claras do mundo, fiquemos presos num mundo ilusório e desconectado do todo… Ou, ao contrário, consigamos mergulhar no inconsciente coletivo e nele permaneçamos submersos, perdidos, indiferenciados, aterrorizados…

Seja como for, espero que o Mercúrio escorpiano (27°17) nos forneça chaves de interpretação confiáveis para esse mergulho e consiga, fortalecido por seu trígono para Quíron em Peixes (27°54) e para o Nodo Norte em Câncer (27°27), atuar como um farol e um guia nesse mar de pulsões e sombras inconscientes que todos trazemos conosco.

Sejam bem-vindos!

Abraços uranianos.

Referências

JAY, Delphine Gloria. Interpreting Lilith. 10ª ed.  Tempe/AZ: American Federation of Astrologers, 2010.

21 respostas para “O nascimento das Crônicas Uranianas”

  1. Parabéns pela iniciativa, você conseguiu fazer uma boa síntese do tema . Desejo que realmente seja um espaço de troca de conhecimentos e informações astrológicas, e também a respeito da questão feminina. Lilith está de volta. Falava-se disso nos anos 70 e 80 mas ainda pouca gente na época entendia do que se tratava. Hoje o nome Lilith aparece em muitos lugares e publicações , então me parece interessante que você esteja disponível para dar voz a Lilith , com consciência e seriedade. Tenho certeza que nas tuas mãos , na tua escrita, Lilith poderá ocupar um bom espaço na mente e no coração das pessoas. Você escreve muito bem gosto do teu estilo e você consegue pensar astrologicamente, falar astrologicamente e isto é maravilhoso . Sucesso. Um grande abraço do seu amigo Maurice Jacoel

    Curtido por 2 pessoas

  2. Olá Cris, está muito legal esta iniciativa, e que seja empolgante construir e elaborar estas crônicas, assim como é para ler e apreciar a leitura! Parabéns pelas belas palavras, e que a força de Lilith no ascedente traga a energia primitiva e genuína da vida para fazer crescer e reverberar seus conhecimentos, e te auxilie na expressão do afeto, da força e do amor pela vida.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Adorei o blog, até pensei em voltar a escrever tempos atrás, mas meu Marte em Peixes fica enrolando. A página é um ótimo canal para trocarmos ideias e conhecimentos. Urano nos revoluciona e nos tira da zona de conforto. Feliz dos arianos que adoram mudanças, mesmo que intempestivas. Feliz novo blog, sagitariano com ascendente em Peixes e Lua em Escorpião! Urano regendo todo o mapa! Que seja um sucesso e movimentado, pois mesmice é não é com Urano!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Parabéns pelo Blog!
    Uma delícia de ler e com o meu assunto preferido: Astrologia, mas não só, Astrologia muito bem escrita por quem realmente entende e estuda.
    Já me sinto em casa nesse blog (Urano na casa 1 e em trígono com Lilith).
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Writing from the Twelfth House

Anne Whitaker's blog exploring astrology's many highways and byways...come and join me!

Blog da Boitempo

Blog da maior editora de pensamento crítico da América Latina

Café Astrologique

Bem-vindo ao Café Astrologique! Um lugar para troca de experiências gastronômicas e dicas.

Sky Writer

Donna Cunningham's Blog on astrology, healing, and writing.

Projeto LUMINAR

Astrologia, Simbolismo, Magia, Semiótica, História etc.