Marte e Mercúrio X Saturno e filhos: desconstrução social em tempos de confusão comunicativa

Marte está apenas no segundo grau de Gêmeos, onde entrou na segunda-feira (1º/04), mas a gritaria, a confusão, a boataria, as fofocas e os bate-bocas públicos de figuras relevantes da vida política nacional já se acumularam em uma velocidade tal que faria Mercúrio, o regente deste signo e deus das comunicações, ficar perplexo.

bate-boca paulo guedes
Ministro da Economia brasileiro, Paulo Guedes, bate-boca com parlamentares em sessão da Comissão de Justiça da Câmara dos Deputados que discutia a proposta governamental da Reforma da Previdência, em 03 de março de 2019. Crédito da foto: ANDRÉ COELHO/ESTADÃO CONTEÚDO.

O ano de 2019 começou sob a influência marciana e isso, por si só, já nos indicava que este seria um ano de exaltação da energia yang, masculina, da ação, da iniciativa e do conflito. Não por outro motivo, o trânsito de Marte pelo Zodíaco será sentido com maior intensidade neste ano, especialmente por aqueles que têm esse planeta preponderante em suas cartas natais.

Em Gêmeos, além da curiosidade, da agilidade mental e no uso das palavras, podemos ter confusões e fofocas, discussões inúteis ou improdutivas, gritos e acusações, e muita treta. Trocas de mensagens pelas redes sociais, brigas públicas e comentários infelizes que depois precisam ser apagados também são possibilidades deste trânsito, que vai até 16 de maio.

Racionalidade enevoada

Para complicar um pouco mais a situação comunicativa, Mercúrio está Peixes desde fevereiro. Durante seu percurso neste signo, que incluiu uma retrogradação, o planeta da racionalidade e da aprendizagem fez conjunção com Netuno nos dias 19 de fevereiro, 25 de março e 03 e 04 de abril, ou seja, ontem e hoje.

shane-rounce-268118-unsplash
Neblina netuniana pode dificultar nossa compreensão sobre os caminhos que estamos trilhando. Photo by Shane Rounce on Unsplash

Isso significa que, especialmente nesses dias, podemos ter dificuldades de analisar objetivamente as situações e nos comunicarmos com tranquilidade sobre elas, especialmente nos assuntos que envolvem o coletivo e o social. Confusão mental e incompreensões mútuas são possíveis consequências desse trânsito, além de erros e gafes comunicativas que geram uma enxurrada de memes e piadas de duplo sentido. Nesse ponto, a qualidade enganadora de Mercúrio é colocada em evidência.

No dia 27 de abril, Marte fará uma quadratura com Netuno. Nossas habilidades comunicativas e sociais serão novamente testadas e muitos conflitos carregados de emocionalidade podem surgir a partir de um uso duro ou falso das palavras, agravado por uma tendência de incompreensão das intenções do outro.

Mal-entendidos podem gerar mágoas profundas e rompimentos, e por isso é bom tentar controlar o “sincericídio” entre os dias 26 e 28. Especialmente, porque Júpiter está no lado oposto do Zodíaco, domiciliado em Sagitário, um signo reconhecido por sua sinceridade objetiva que, às vezes, beira a aspereza.

Reforma cósmica

Como se não bastassem essas influências presentes no céu da semana, estamos em um período de desafio das estruturas sociais e políticas, com a presença forte de Saturno domiciliado em Capricórnio. Saturno está acompanhado de Plutão, o que exacerba o poder de erupção do mundo social e, especialmente, político e econômico.

Na mitologia grega, Saturno (Cronos) é pai de Júpiter (Zeus), Netuno (Poseidon) e Plutão (Hades). É interessante perceber a qualidade do momento astrológico em que vivemos relacionando esses planetas. Auxiliado diretamente por Plutão, o deus das profundezas, do inconsciente e da transformação, com o qual está conjunção, o senhor do tempo está também contando com a ajuda de Júpiter em Sagitário, em semi-sextil, e de Netuno em Peixes, em sextil. Ambos domiciliados nos respectivos signos que regem.

camera dei giganti palazzo te mantova giulio romano 1532-1534
Afresco da Camera dei Giganti, no Palazzo Te, em Mântova, Itália. A obra de Giulio Romano foi realizada entre 1532-34 e mostra o momento da luta dos deuses do Olimpo contra os gigantes.

O céu nos mostra, portanto, uma situação ímpar de articulação entre essas energias, de oportunidade de debate e colaboração entre alguns dos arquétipos transpessoais mais poderosos que a imaginação humana já concebeu. A expansão da Justiça jupiteriana está tensionando a sensibilidade humanitária de Netuno para que ambas possam integrar a transformação das estruturas requerida por Plutão. E isso tudo sob a batuta do pai de todos eles: Saturno, que direciona essas energias para a materialização de possibilidades concretas para vivenciar o mundo.

Sujeira embaixo do tapete?

Quem já fez ou já participou de uma reforma sabe bem o trabalho que dá. Estresse e agitação, conflitos e brigas, exaustão, desespero e medo da falência (emocional ou econômica) são contingências comuns. Sem falar nos riscos de que o resultado não seja nada do que imaginávamos antes de começá-la.

henry-co-180108-unsplash
Dificuldade de iluminar áreas a serem reformadas impede uma visão objetiva dos problemas. Photo by Henry & Co. on Unsplash

O que todos concordamos é que a qualidade dos profissionais envolvidos precisa ser alta, caso contrário a repaginação da sala ou da cozinha pode virar uma sequência quase infinita de problemas e reveses que, na maioria das vezes, custam muito mais caro do que poderíamos pagar quando iniciamos o processo. E as dívidas continuarão nos assustando por muito tempo, até serem pagas.

Aproveitar o momento cósmico para reformular o que não está mais dando certo pode dar bastante trabalho e demandar muita energia interna. Contudo, parece difícil fugir da reforma, pois obviamente Plutão em Capricórnio está tirando a sujeira acumulada há um bom tempo debaixo do tapete para que possamos ver a quantidade de cupins que já estavam roendo a sala desde a construção da casa.

Como todo trânsito astrológico, as energias disponíveis no céu podem ser usadas pelo excesso ou pela falta, em chaves de crescimento e maturidade, ou apenas como reafirmação do sofrimento. Talvez a conjunção de Mercúrio com Netuno neste mês, ativada pela agitação comunicativa de Marte em Gêmeos e pelo sextil com os reformadores Saturno e Plutão, possa nos ajudar a analisar objetivamente e com mais maturidade quem são os profissionais que contratamos para reformar a nossa casa. Nesse caso, a Justiça jupiteriana poderá forçar soluções mais socialmente comprometidas.

Ou, continuaremos imersos na confusão comunicativa, nas fake news, nas fofocas das redes sociais, impossibilitados de avaliar com exatidão o trabalho que nos está sendo oferecido pelos pedreiros que contratamos.

Nesse caso, qualquer erro de cálculo estrutural pode levar a um desabamento da casa, ao invés de sua reforma.

incendio-sao-paulo-2 maio 2018
Prédio que desabou no centro de São Paulo, em maio de 2018. Será que o momento astrológico ímpar nos trará sabedoria para evitar a tragédia?

Uma resposta para “Marte e Mercúrio X Saturno e filhos: desconstrução social em tempos de confusão comunicativa”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s