Honestidade e gentileza na comunicação podem ser requisitos essenciais nos próximos dias

O mês de agosto começa com cinco astros em retrogradação no céu – Júpiter, Saturno, Netuno, Plutão e Quíron – e ao final da quinzena Urano também começa o movimento estacionário que prepara o seu retorno pelos próximos meses. Não há nada para se apavorar, pois periodicamente os planetas fazem esse movimento que, apenas do nosso ponto de vista terráqueo, faz parecer com que estejam andando para trás.

De qualquer forma, é um período interessante para revisar metas e colocar em dia o planejamento de médio e longo prazo. Especialmente daqueles objetivos e planos que tenham a ver com grupos e coletivos, uma vez que Júpiter retornou para Aquário na quinzena passada e soma forças com Saturno neste signo de Ar, ambos apontando para nossa relação com a sociedade que nos rodeia.

Sacudindo a cabeleira

Neste domingo, 1º de agosto, Mercúrio fica cazimi, isto é, conjunto com o Sol, está todo-poderoso em seu domicílio leonino. Orgulho, vaidade e soberba podem ser péssimas formas de se colocar no mundo. Poucas horas depois, Mercúrio faz oposição com Saturno em Aquário, indicando que alguns limites sempre precisam ser respeitados.

Deixa o vento bater na cabeleira.
Photo by Birger Strahl on Unsplash

Sacudir a juba e rugir por seus direitos é interessante e necessário, mas pense bem antes de qualquer ação dramática se os direitos são realmente seus. E ao exercê-los, lembre-se de respeitar os direitos alheios. Afinal, a minha liberdade termina onde começa a do outro, ainda que o ditado possa não agradar muito a um Mercúrio efusivo em Leão que grita aos quatro ventos o que quer.

Sol e Mercúrio fazem também um sextil com o Nodo Norte, em Gêmeos. Expressar o que vai no coração é essencial nesse momento. Generosidade, lealdade e honestidade são características muito apreciadas por Leão e podem fazer nossas comunicações realmente produtivas na semana que se inicia.

Exigência por perfeccionismo

Porém, ainda no domingo (01/08), Marte em Virgem, aonde chegou na semana passada, faz uma quadratura com Lilith em Gêmeos. Isso adiciona um potencial crítico para tudo o que for dito, podendo causar atritos e mágoas por excesso de sinceridade e uma exigência de perfeição que, geralmente, é impossível de atingir.

Nem sempre a perfeição é possível, mesmo prestando atenção a todos os detalhes.
Photo by Juan Pablo Mascanfroni on Unsplash

Tenha em mente que falar sempre a verdade, doa a quem doer, nem sempre é a melhor forma de expressar sentimentos difíceis. O equilíbrio entre sinceridade e gentileza pode ser posto à prova. Especialmente naquelas situações em que percebemos com clareza as falhas alheias.

Na terça-feira (03/08), Mercúrio em Leão continua com os pensamentos acelerados, mas o trígono com Quíron em Áries pode nos ajudar a obter algum alívio em nossa comunicação e descobrir novas formas de dizer aquilo que precisamos. Honestidade consigo mesmo pode ser um bom começo para evitar a agressividade e a impulsividade de dizer tudo o que pensa a qualquer preço.

O aprendizado sobre nossas próprias formas de expressão continua na quarta (04/08), com a quadratura de Mercúrio com Urano em Touro. Agitação, insegurança e ansiedade podem surgir e fazer com que haja algum bloqueio em nosso raciocínio.

Você já descobriu a sua própria voz?
Photo by João Marinho on Unsplash

Se estiver muito difícil de pensar e dizer nesse dia, respire fundo, admita suas limitações, tome coragem e aproveite o trígono entre Sol em Leão e Quíron em Áries para encontrar a sua forma própria de pensar e falar. Qual é a sua voz? E o que ela quer expressar?

Novo ciclo lunar

No domingo (08/08), a Lua Nova em Leão, também em quadratura com Urano, nos convida a começar um novo ciclo, a partir de nossos valores e habilidades. Pense em atividades que você executa muito bem ou gosta muito de fazer. Como o mundo pode se beneficiar desse talento? Não está na hora de mostrar a que veio? O que te impede de compartilhar esse dom com os outros?

Mostrar-se ao coletivo sempre implica em algum grau o medo da rejeição. E se os outros discordarem de mim? E se me acharem estúpid@ ou sem sentido? E se as minhas formas de expressão forem consideradas inadequadas? Ou feias? Ou inúteis? Ou simples cópias do que outros já fizeram? E se eu não conseguir viver disso?

Nem todos querem a nossa livre expressão. Você tem medo de dizer o quê?
Photo by engin akyurt on Unsplash

Começar nunca foi fácil, e os astros não se movimentam no céu para nos convencer do contrário. Mas a oposição de Vênus em Virgem com Netuno em Peixes, no dia 10, pode nos ajudar a ver com mais clareza nossas reais possibilidades, valores e talentos. De alguma forma, as ilusões netunianas podem se dissipar para que possamos perceber que aquilo que fala ao coração nem sempre é produtivo materialmente. E nem precisa ser.

Limites de expressão

No dia 11 de agosto, Urano já estará em seu movimento estacionário, preparando-se para retrogradar. Mercúrio em Leão faz oposição com Júpiter em Aquário, deixando bastante claros nossos limites de expressão. Em outros termos: quem fala o que quer, ouve o que não quer. E isso vale também para as mídias sociais.

Horas depois, Mercúrio entra feliz em Virgem, signo de seu domicílio, ampliando a nossa capacidade de análise e escrutínio. Pragmatismo e objetividade serão recompensados, bem como a capacidade de analisar todos os detalhes antes de agir. Ótima época para começar estudos e realizar processos de ensino e aprendizagem.

Aproveite o potencial dos planetas em Virgem, especialmente Mercúrio domiciliado, para aprender o que é preciso neste momento.
Photo by Dmitry Ratushny on Unsplash

Vênus, ainda em Virgem, faz um belo trígono com Plutão em Capricórnio também no dia 11. Aproveite a capacidade analítica mercuriana para descobrir o que você realmente deseja e colocar em prática essas aspirações que lhe trazem prazer e satisfação. Materializar o que nos faz bem e desapegar daquilo que nos faz mal são necessidades emocionais importantes.

Expressar com clareza o que valorizamos e buscamos pode ser a melhor forma de começar. Seja nas parcerias, seja no mundo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s