Movimento dos astros em Virgem amplia capacidade de análise e crítica na quinzena

A segunda quinzena de agosto começa com Urano estacionado, preparando-se para retrogradar a partir do dia 20 aos 14°48 de Touro. Com ele, serão seis astros em movimento de retrogradação no céu: Júpiter, Saturno, Netuno, Plutão e Quíron. Planos podem precisar ser revistos, a fim de que sejam bem estruturados e materializados quando o tempo certo chegar.

Vênus entra em Libra, seu domicílio diurno, já na segunda-feira (16/08), trazendo a necessidade de equilíbrio e de harmonia como requisitos essenciais para relacionamentos, sejam íntimos ou sociais. Levar em conta as necessidades do outro é importante, mas é preciso não se anular nessa equação do bem-viver.

Ajudar o outro sem descuidar das próprias necessidades é fundamental em tempos de Vênus em Libra.
Photo by J W on Unsplash

Coragem é essencial

O quincúcio de Marte em Virgem com Quíron em Áries na quarta (18/08) pode fazer de nossas ações gatilhos para antigas dores e sofrimento. Impulsividade pode ser um problema e desencadear algumas crises, mas deixar de fazer aquilo que te motiva, com medo de sofrer, provavelmente não é a melhor solução.

Coragem requer iniciativa, mesmo quando estamos temerosos. Cuidado apenas para não dar cabeçadas por aí. Saber onde, quando e como melhor aplicar nossa energia é uma das lições importantes do trânsito de Marte por Virgem.

Na quinta (19/08), Mercúrio em Virgem faz conjunção com Marte, ativando nossa capacidade mental de análise, julgamento, crítica e escrutínio. Talvez seja preciso entrar em ação e separar tudo aquilo que não tem mais serventia ou está atrapalhando o caminho. Ótimo momento para aquela faxina física, mental e emocional.

Faxinar e jogar fora o que não serve mais é uma exigência dos planetas que transitam em Virgem.
Photo by Adli Wahid on Unsplash

Nesse mesmo dia, Vênus em Libra faz um trígono com Lilith em Gêmeos e coloca em destaque o diálogo, a negociação e o compromisso como formas de entrar em contato com os outros. Será preciso analisar todos os ângulos da questão e discutir todos os pontos de vista antes de tomar qualquer decisão, sob pena de ter de voltar atrás em breve.

Demandas coletivas

Na sexta (20/08), enquanto Urano retrograda, o Sol em Leão faz uma oposição exata com Júpiter em Aquário. O coletivo pode nos demandar algum tipo de contenção, e talvez não possamos fazer tudo aquilo que desejamos, exatamente do modo como desejamos. Lidar com essa frustração e até mesmo com opiniões contrárias à nossa pode ser desafiador e trazer um intenso sentimento de injustiça pessoal, mas também é necessário para conhecermos nossos limites.

O domingo, 22 de agosto, é dia de Lua Cheia em Aquário, e logo em seguida o Sol entra em Virgem. A tensão entre nossa expressão pessoal e as demandas do coletivo pode ficar muito aguda. A melhor forma de enfrentar essa tensão é atuar e criar para o benefício de todos, e não pensar apenas em ganhos individuais.

O segredo é perceber que nem sempre o coletivo traz demandas contrárias aos nossos desejos.
Photo by Sam Balye on Unsplash

Um pouco antes da Lua Cheia, Marte em Virgem faz um belo trígono com Urano em Touro, indicando que nossas escolhas cuidadosas podem ser o caminho para mudanças importantes na forma como materializamos nossos desejos.

Vênus em Libra, em trígono com o Nodo Norte em Gêmeos, reforça a mensagem de que podemos aprender por meio dos nossos relacionamentos, desde que possamos nos comunicar de forma equilibrada e harmoniosa.

Fim das ilusões?

No dia 25 de agosto, a oposição entre Mercúrio em Virgem e Netuno em Peixes traz um incrível potencial de perceber onde fomos iludidos e em que áreas da vida nos deixamos enganar. Desfazer os mal-entendidos e as ilusões podem ser duro para os mais idealistas, mas também importante para que possamos tomar melhores decisões.

No dia seguinte (26/08), Mercúrio faz trígono com Plutão em Capricórnio e aprofunda as lições sobre tudo aquilo que não gostamos de encarar: nossas falhas, nossos desejos inconfessáveis, nossos sentimentos perturbadores. É uma chance de compreender melhor nossos valores e as formas que escolhemos para obter nossos recursos.

Estamos prejudicando alguém na caminhada? Estamos sendo desonestos com alguém? Estamos tentando enganar aos outros ou a nós mesmos? A passagem de Mercúrio por Virgem neste ano é curta, mas cheia de aspectos que propiciam muitos insights. Terapias que envolvam a verbalização de sentimentos e emoções podem ser muito poderosas nesse período.

Cuidado para não atropelar ninguém em sua própria corrida.
Photo by Massimo Sartirana on Unsplash

Exagero na crítica

Na sexta (27/08), o Sol em Virgem faz quadratura com Lilith em Gêmeos e indica que talvez seja preciso maneirar na expressão de críticas e julgamentos, especialmente em relação àqueles que nos são próximos. Por melhor que seja a sua intenção, o tom pode deixar o outro desconfortável, irritado ou mesmo magoado. Se puder, deixe pra expressar sua análise no decorrer da outra semana.

O Sol também quadra a Lua e o Nodo Norte em Gêmeos no domingo (29/08). Prestar atenção em todos os detalhes, exigir perfeição de si e dos demais, desenvolver métodos elaborados de ação podem ser estratégias que apenas nos desviam de nossos verdadeiros objetivos. Tente avaliar o quadro mais amplo antes de expressar descontentamento por tudo que não saiu conforme sua expectativa.

Perfeccionismo e crítica exagerada podem criar conflitos difíceis de resolver. Que tal relaxar um pouco e parar de cobrar tanto de si e dos outros?
Photo by Anne Nygård on Unsplash

Na segunda-feira (30/08), é a vez de Mercúrio chegar à Libra e permitir que as relações e as conversas fluam com mais delicadeza. O bate-papo pode, enfim, ser facilitado e comunicação volta a se equilibrar. Se magoou alguém com suas críticas ou exigências, aproveite para ouvir as razões do outro e tentar um acordo. Gentileza pode ser uma boa estratégia para diminuir as tensões e cooperar em busca de soluções.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Writing from the Twelfth House

Anne Whitaker's blog exploring astrology's many highways and byways...come and join me!

Blog da Boitempo

Blog da maior editora de pensamento crítico da América Latina

Café Astrologique

Bem-vindo ao Café Astrologique! Um lugar para troca de experiências gastronômicas e dicas.

Sky Writer

Donna Cunningham's Blog on astrology, healing, and writing.

Projeto LUMINAR

Astrologia, Simbolismo, Magia, Semiótica, História etc.

Jo Tracey Astrology

Renovate Your Life With The Stars

%d blogueiros gostam disto: