Diplomacia e escuta podem ser as habilidades mais importantes do período

Setembro chega com uma importante mudança de energia celeste: Mercúrio está em Libra desde o dia 30 de agosto e entra na dança dos trígonos poderosos com os planetas que estão nos outros signos de Ar – Gêmeos e Aquário.

Já na sexta, dia 3, ele conversa harmonicamente com Lilith e com o Nodo Norte, ambos em Gêmeos. É preciso ter equilíbrio para expressar o que vai na Alma, e também para tentar compreender o que vai na Alma alheia. Quando não é possível entender, talvez seja o caso de simplesmente aceitar as diferenças e respeitar os outros.

Equilibrar-se ao longo do caminho nunca é fácil, mas a expressão humana busca a oscilação que nos faz andar.
Photo by Niklas Ohlrogge on Unsplash

A lição da diplomacia e da negociação é importante nesse momento, em que tantos conflitos sociais, políticos, econômicos e psicológicos se expressam tão agudamente. Reconhecer os direitos alheios nem sempre é confortável, mas é essencial para a vida em comunidade, o ideal aquariano que está mobilizando o céu neste momento.

Escutar a própria voz é uma das lições da Lilith geminiana, e a conversa dela com Mercúrio pode nos ajudar a ver que nem sempre mais é melhor. Calar também faz parte do processo, mesmo quando a urgência por expressão se fizer sentir. Aprender a ouvir é uma arte tão poderosa quanto aprender a falar, e só conseguimos realizar a segunda porque antes fomos obrigados a desenvolver a primeira.

Sintonia Fina

Ainda na sexta-feira (03/09), Vênus, também em Libra, precisa ajustar a energia pisciana de Netuno por meio de um quincúcio. Você está tentando sintonizar aquilo que fala ao seu coração? Ou está perdido na balbúrdia de vozes que gritam coisas sem sentido? Acredita em tudo que ouve ou lê? Ou tenta perceber nas entrelinhas aquilo que não foi dito?

É preciso tempo e atenção para sintonizar com o próprio coração. Como está o seu exercício diário?
Photo by Eric Nopanen on Unsplash

A pressa talvez seja, mesmo, a inimiga da perfeição para os relacionamentos humanos. Nem tudo pode ser expresso de forma rápida e ágil, às vezes é preciso ponderar antes de falar. Essa é uma lição importante do trânsito de Vênus e Mercúrio por Libra em 2021. Até porque o mais rápido dos planetas ficará retrógrado em Libra ainda em setembro, permanecendo no signo do equilíbrio até novembro, um período extremamente longo para seus padrões.

E já no sábado (04/09) Mercúrio conversa de forma harmônica com Saturno em Aquário, relembrando a todos de que o tempo é recurso valioso e necessário para aprender, para comunicar, para negociar, para entrar em acordo, para conviver. Estão aí os povos indígenas para nos ensinar a respeitar o tempo das coisas e da natureza.

Movimentação celeste no Ar…

A segunda-feira que antecede o Feriado de Sete de Setembro é o dia mais movimentado da quinzena, com vários aspectos prenunciando o começo de processos que devem se desenrolar nos próximos meses. É o dia da Lua Nova em Virgem, ou seja, o início do ciclo que nos remete à cura, ao aperfeiçoamento e à melhoria das condições internas e externas, em busca de uma vida mais saudável.

Neste mesmo dia, Vênus faz um trígono com Júpiter em Aquário, expandindo nossa busca por relações significativas e mais equilibradas, e também uma quadratura com Plutão em Capricórnio. Pode ser um momento importante para compreender quais nossas reais necessidades internas em termos de relacionamentos, íntimos ou sociais.

Quem está interessado apenas em vencer, pode não conseguir ver a beleza do suporte e do auxílio.
Photo by Annie Spratt on Unsplash

Uma boa conversa pode ser essencial para ajustar as expectativas de ambos os lados, mas é preciso cuidado para que o diálogo não se torne uma disputa, uma briga de egos mais interessados em vencer o outro do que em se relacionar com ele. Mágoas e ressentimentos podem surgir e ser ainda maiores com tanta energia verbal circulando, especialmente se o seu interesse maior é estar certo.

Ainda na segunda, Nodo Norte e Lilith se encontram em Gêmeos, ampliando nossa busca por expressar nossas verdades e opiniões. Nesse sentido, a vontade de opinar sobre tudo pode se tornar incontrolável e a gritaria pode aumentar, especialmente nas redes sociais. Uma saída para não entrar em discussões inúteis talvez seja cantar, um ótimo método de espantar nossos males.

… e na Terra

Como se não bastasse toda essa energia aérea no céu do dia 6, Marte em Virgem faz trígono com Plutão em Capricórnio, ajudando a segurar o balão na Terra para que a gente não entre em abstrações ou idealismos sem sentido e percamos o foco naquilo que realmente interessa, neste momento.

Mais do que falar, são nossas ações que contam para a construção da vida e do mundo que desejamos. São as nossas atitudes que orientam os outros sobre quem somos, mais do que as palavras requintadas ou bonitas que possamos utilizar. Nesse sentido, o aspecto nos ajuda a ver se estamos agindo realmente de acordo com aquilo que pregamos por aí. Incoerências podem ficar muito visíveis e ser muito incômodas, tanto para quem as tem, quanto para quem as vê.

Que tal um pouco de criatividade para sair da mesmice e encontrar soluções novas para velhos problemas?
Photo by JOSHUA COLEMAN on Unsplash

No dia 7, Mercúrio em Libra se opõe a Quíron em Áries, mostrando que nem todo impulso precisa ser seguido, por mais que aquela nos pareça a única forma de agir. Criatividade e beleza podem ser incluídas na equação, para que possamos encontrar saídas mais produtivas para as velhas questões que nos incomodam profundamente.

No dia 10 de setembro é a vez de Vênus ingressar em Escorpião, aprofundando nossa busca por nós mesmos. O que realmente nos mobiliza internamente? Do que é que realmente necessitamos para viver bem? O que nos traz satisfação profunda? Do que é que não conseguimos abrir mão?

Não são perguntas simples nem fáceis. Mas são necessárias para trilhar um caminho realmente autêntico e conseguir um pouco de felicidade. O que nestes tempos estranhos, é um privilégio que não pode ser desperdiçado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s